domingo, 10 de julho de 2011

O Brasil é o país das novelas e não do futebol!

Ao ouvir esta frase  fiquei mais entristecida ainda. Gostaria de ouvir que o Brasil é  o país da educação, do respeito, da dignidade... mas não, é o país das novelas!!!
O autor dessa frase é o repórter e apresentador Tiago Lifer da Rede Globo. No programa - Central da Copa -  após o jogo da seleção brasileira soltou esta frase: "O Brasil é o país das novelas e não do futebol". Sinceramente, até que gosto da forma como faz do programa uma coisinha mais interessante... aquela história de ficar só mostrando gols e repetindo as entrevistas educativas dos jogadores já não dava mais. Concordam? Então, ele saiu com esta neste sábado,  no final do jogo fatídico da "Nossa Seleção Brasileira". Começei a remoer inúmeros fatos e comportamentos e cheguei a conclusão que realmente somos o país das novelas. Relembrando...
Desde que me entendo por gente, somos o país do futuro. Nossos políticos, coitados, são injustiçados sempre. Embora nós eleitores teimamos em falar das atitudes dos pobres, continuamos votando e dando a eles a oportunidade de pensar mais no futuro - DELES - não é mesmo? A novela chamada Brasil continua com os mesmos capítulos. Os capítulos me parecem repetitivos... educação, moralidade, saúde, segurança, trabalho, casa própria, miséria, samba, carnaval, futebol...  acredito que nós autores deveríamos dar um novo roteiro e uma nova direção a esta novela.
Ainda não sei bem como começar. Não conheço ninguém de expressão (que preencha os requisitos de honestidade, capacidade, entusiasmo, competência e comprometimento, pra mim, ok?) capaz de nos orientar e mostrar que ainda tem jeito - aquele diretor e roteirista de peso, percebem?
 Assisto programas e entrevistas afirmando a capacidade e iniciativa da juventude em mudar o mundo. Como? Vejo (sei também que existem exceções) a grande maioria dos jovens se acabando em drogas e bebidas. Festas que acontecem com a única intenção: ver quem bebe e "come" (acho que me entendem) mais. Para esses jovens não existe diversão se não houver excessos. Noutro dia comentava justamente isto, estamos na era dos excessos. Ou se é gordo demais ou magérrimo, obeso versus anorexico, ou se bebe muito até cair ou não se bebe nada, ou se cultua o corpo ou então não se é belo, ou se é 'nerd" ou então alheio aos estudos, ou se é antenado ou alienado... e por aí vai... parece que o meio termo sumiu.
 Percebo famílias cada vez mais distantes...  Na maioria das vezes quando saio com minha filha e vamos a um restaurante ou uma lanchonete, tomar um sorvete... observo que as  pessoas ali reunidas, na mesma mesa, da mesma família nem se olham. Não trocam uma palavra entre eles (talvez seja porque eu e ela falamos demais, será???), e o silêncio os acompanham até suas casas onde cada um tem o seu "canto" e ali se aprisionam e são solitários. Solidão no sentido exato da palavra.
 Nessa novela os papéis "mocinho e bandido" estão cada vez mais invertidos. Temos os bandidos comuns, os bandidos engravatados, os bandidos-polícia e talvez o pior deles, nossa ética bandida. Teimamos em não admitir, mas temos o nosso lado bandido e parece que ele tem mostrado a cara com muita frequência. A nossa imparcialidade diante das diversas formas de violência presente no nosso dia-a-dia é absurdamente inacreditável!
Hoje tudo é normal, natural... saber que o político rouba é normal... saber que pra se conseguir alguma coisa com mais rapidez... uma propina é normal... furar uma fila... coisa de esperto, mentir na internet ser uma pessoa que não se é... normalíssimo, fechar os olhos para a maldade dos nossos filhos diante dos filhos dos outros... só brincadeira, mandar nossos filhos para a escola transferindo a responsabilidade da educação... mais que normal - obrigação, fazer com que o sexo seja moeda de troca... como é normal!!!  Ou seja, está tudo de pernas pro ar, creio.
Quando Tiago Lifer disse tal frase, se referia ao gosto que o brasileiro tem pelas novelas, e hoje, até mesmo os jogadores confessam gostar e acompanhar quando é possível. Mesmo assim, preferiria ouvi-lo dizendo que o Brasil é o país da cultura, educação, da moralidade.
Ainda tento agarrar-me na esperança de que tudo mudará. Acreditar no país, que sua juventude (dizem que quinhentos aninhos e um pouquinho mais é um menino!) é apenas uma fase. Quando chegar a idade adulta, nós, seu povo, estará maduro o suficiente para fazer tudo diferente. E "pequenos desvios" de comportamento serão sanados e olhados como um passado bem distante. Ah, como quero acreditar!!!

Vou colocar aqui o depoimento e desabafo daquela professora defensora de sua classe, porque pra mim, é uma das atitudes mais dignas e patriota que ouvi e vi nos últimos tempos. Parabéns a ela!!

2 comentários:

sevora disse...

Obrigado pelos elogios...

Wellington disse...

Você viu que a professora Amanda já foi mordida pela mosca azul da política e apareceu num programa de partido desses aí, algumas semanas atrás? Será que aquele discurso não foi tecnicamente preparado e divulgado para lançá-la a algum cargo em breve? Eleições para prefeitos, deputados estaduais e vereadores serão no ano que vem. Coincidência e indignação pura ou manobra política e enganação pura?
Hoje em dia não confio mais em nada com tanta facilidade assim. O tempo dirá se estou certo ou errado, como dizia o Sinhozinho Malta!!