sábado, 1 de setembro de 2012

VAI PASSAR... SERÁ?

O fim da semana de agosto foi marcado pelo fato de um ator hollywoodiano - Clint Eastwood - conversar com uma cadeira vazia, supondo ser o Presidente Obama, mostrando sua indignação. Parece, já que não estou nos EUA e nada posso afirmar, que a política de Mr. Obama não está agradando, e por esta razão, o ator ironizou e num "faz de conta"  de uma certa forma, protestou.
Assim que vi a repercussão trouxe a situação para nossa política. Como seria bom poder dizer coisas, ao vivo, para um público bem grande, com a presença do "político brasileiro". Dizer-lhe tudo que penso, sem ofensas, mas com severidade, sem aceitar suas explicações que nada explicam, deixando claro que não sou imbecil como supõe e que não o aceito como gostaria. 
Voltando a cena da cadeira, em primeiro lugar gostaria de saber: será mesmo que nossas cadeiras estão ocupadas? será que os paletós, e hoje também as bolsas, ocupam os lugares que pensamos estar bem representados? será que o "político", dono daquela cadeira, caso a desocupasse, não seria melhor?? Muitas indagações, poucas certezas e uma decepção sem tamanho!!
Ano de eleição, julgamento no STF, o mundo às voltas com a crise, violência, meio ambiente, nossas atitudes, o planeta virando do avesso, cataclismas anunciados, 2012 chegando e o prazo de validade vencendo, e nossos políticos,  com as mesmas ideias e as mesmas deformações de caráter, com as mesmas desculpas inescrupulosas de sempre. Entra eleição, termina, começa outra e as campanhas são idênticas, as promessas - as mesmas.
Assim, volto a me perguntar: será melhor a cadeira vazia? será melhor fingir que não há ninguém e que um dia tudo se resolverá por si só? será que nós eleitores, depois de tanto tempo de amargas experiências,  buscando a democracia,  acreditaremos que só depende de nós, e que substitui-los, partindo dos princípios da moral, ética, responsabilidade e honestidade, eficiência será o nosso único caminho?
Poucos dias antes de iniciar o julgamento do mensalão no STF, havia comentado com minha filha sobre a música "Vai Passar", do Chico Buarque, e dito o quanto a letra é significativa e poucos citavam-na com o peso que deveria ter. Para minha surpresa, nosso Procurador Geral da República, Senhor Roberto Gurgel, utilizou trecho da música, quando finalizava sua peça acusatória e então percebi que não estou tão errada assim. Brasileiros gostam tanto de samba, e por vezes nada ouvem, porque então não prestar atenção nas sábias palavras do Chico e pensar há quanto tempo os erros se repetem. O trecho citado aí está, seria bom ler e reler e quem sabe nas eleições que virão, possamos virar o disco, escolhendo melhor quem se sentará na cadeira que muda nosso mundo!
 
 
 
 
 
VAI PASSAR - CHICO BUARQUE
 Vai passar nessa avenida um samba popular
 Cada paralelepípedo da velha cidade essa noite vai se arrepiar
 Ao lembrar que aqui passaram sambas imortais
 Que aqui sangraram pelos nossos pés
 Que aqui sambaram nossos ancestrais
 Num tempo página infeliz da nossa história,
 passagem desbotada na memória
 Das nossas novas gerações
 Dormia a nossa pátria mãe tão distraída
 sem perceber que era subtraída
 Em tenebrosas transações(...)

Nenhum comentário: