Como já foi registrado, todas as manhãs vou fazer a saudável caminhada do dia. Parece que jamais poderei deixar de fazer a prática, a idade chega e o corpo reclama... bem, mas não é o motivo pelo qual aqui estou. Ontem, no percursso, encontrei pelo caminho muitas, muitas mesmo, forminhas de doces. Aquelas, pequenininhas que cabem deliciosos brigadeiros e outros tantos docinhos, causa das intermináveis caminhadas de qualquer um. Então, ao lado das forminhas azuis, cor linda, havia um par de sapatos feminino. Resultado: desde a manhã de ontem, fiquei me questionando como e porquê aqueles sapatos ali estavam. Não eram velhos e não faziam parte do lixo, estavam ali. Esquecimento? Poxa, mas alguém, em meio a festa, tira os sapatos e esquece de calçá-los?? Será que o cansaço foi tamanho, que até mesmo calçar os sapatos era demais?? Muitas indagações brotaram e até agora me pergunto a razão de um par de sapatos, feminino, em bom estado, estar junto de forminhas de doces, numa linda manhã de sol, de quinta pra sexta-feira. Mistérios!!!
Parei pra pensar também que a festa pela qual a dona dos sapatos passou foi no mínimo surpreendente, pois até perdeu os sapatos. Lembrei-me do velho ditado: "o melhor da festa é esperar por ela", e pensei será mesmo?
Rebubinei a memória (para aqueles que não são do tempo da bobina, seria assim um "voltar a fita") e tentei visualizar todas as festas pelas quais esperei muito por elas. Claro, nem foram tantas assim e muito menos que a memória fora justa e me mostrou todas elas. Por um instante as sensações chegaram bem perto da realidade. Medo, boca seca, ansiedade, tremedeira... e todas os reais sentimentos que nos envolvem quando esperamos muito por um acontecimento. Dias de preparação, seja por uma festa mesmo, seja por um encontro que se tornará uma festa ou por um instante que não era pra ser e se tornou a maior festa da sua vida. Assim, parece até que é melhor, pois não estamos tão ansiosos e ela chega deixando marcas para todo o sempre.
Normalmente, quando a possibilidade de uma festa existe, junto, vem toda a preparação. Hoje, existem pessoas que vivem de organizar a expectativa dos outros, organizando suas festas, para que os donos possam relaxar até o momento X. Como se fosse possível relaxar!! Todo este preparo exige coordenação, frieza, bom gosto (ou não), precisão, memória e o mais importante: desejar muito. De um simples jantar a um baile, de uma entrevista de emprego ou uma saída com a pessoa que imaginou por um bom tempo da sua vida... e assim as festas vão acontecendo em nossas vidas e parece que não conseguimos lidar com as emoções por mais experiência que se tenha. Talvez o pior sentimento de todos que vêm pós-festa, seja o de que tudo poderia ter sido diferente. Enxergar falhas e erros nos preparativos, sem querer admitir que todos nós erramos e se torna inevitável as falhas. Sempre, pelo menos comigo, fica o gostinho de que poderia ter sido melhor. Frustrante, não é?
Assim, pelo menos do meu ponto de vista, o melhor mesmo é esperar por ela - A Festa.
E de quantas festas necessitamos para perceber que a preparação é o que nos move, mostrando que estamos vivos e precisamos de novas sensações e novos desafios, outras tantas festas??
Pensemos....
Nenhum comentário:
Postar um comentário